quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acne - Parte I

Hoje vamos começar a falar sobre acne.

Quem nunca teve uma espinha incomodando no dia daquele grande evento? Chato, não é? Então, hoje começaremos a ver porque, quais os tipos, como tratar e no final vou deixar algumas dicas de produtos, ok?


Fonte da imagem: Google

Vamos lá!

A pele acneica é aquela que apresenta afecção do folículo pilo-sebáceo, resultando no bloqueio do sebo e em alterações inflamatórias e microbianas.

Mas para falarmos sobre a acne precisamos antes falar sobre a glândula sebácea. Lembram dela? Vimos sobre aglândula sebácea quando falamos de pele seca.

Então, glândulas sebáceas são glândulas cutâneas  formada por alvéolos (forma de cachos) dotadas de atividade secretora.

As glândulas sebáceas existem em toda a superfície do corpo, exceto:
  • nas palmas das mãos;
  • na planta dos pé; e
  • no lábio inferior.
São anexadas a um pêlo, menos nas regiões:
  • das pálpebras;
  • na áreola dos seios;
  • na mucosa genital; e
  • no lábio superior.

A glândula sebácea é inversamente proporcional ao tamanho do pêlo que lhe é anexadado.

No rosto encontramos 3 tipos de folículos pilossebáceos:
  • folículo da barba - o pêlo é grosso e possui uma glândula sebácea pequena.
  • folículo Veloso - comporta uma penugem e uma glândula sebácea grande.
  • folíulo de Horner - com pêlo quase inexistente e uma glândula sebácea enorme.
A quantidade de folículos sebáceos é que determina o tipo de pele. Na pele oleosa e com tendência à acne predomina o folículo de Horner.

E o sebo, o que é? O sebo é o produto da secreção da glândula sebácea, formado em sua maioria por lipídios. Ele não é regulado pelo sistema nervoso, mas sim pelos hormônios, principalmente a testosterona. Sua função principal é a de proteger a pele, além de lubrificar a pele e o pêlo; participar do filme hidrolipídico; diferenciar os odores individuais; e contribuir para a manutenção da água na camada córnea.


Acne vulgar ou juvenil:

É uma afecção que atinge o folículo pilossebáceo. As lesões surgem na puberdade, em ambos os sexos, e caso não seja tratada adequadamente pode persistir até o fim da adolescência e eventualmente pode se manter por anos com algumas lesões isoladas. Ainda na fase infantil, as glândulas sebáceas são pequenas massas de células epiteliais desprovidas de lipídios e, por esta razão, não produzem acne. Com o início da puberdade, esssas glândulas sofrem um processo de hiperplasia.

Quatro fatores favorecem o aparecimento da acne.
  1. hiperqueratinização folicular;
  2. hipersecreção sebácea;
  3. disfunções hormonais; e
  4. proliferação das bactérias.

O papel das bactérias:

As bactérias lotam naturalmente a superfície da pele e dos folículos pilossebáceos. São responsáveis pelas lesões inflamatórias da acne, principalmente a Propionibacterium acnes, que se localiza na profundidade do folículo piloso. Na pele com acne, essa bactéria transforma os triglicérides em ácidos graxos, provocando a irritação da parede do folículo e a inflamação local.

Duas evoluções se apresentam para o comedão fechado:
  • Evolução ao exterior - com a contínua produção de células e sebo, o comedo pode forçar a abertura do canal surgindo na superfície os pontos negros. São aqueles "cravos" pretos.
  • Evolução ao interior - o comedão se comporta com uma bomba de efeito retardado e explode na derme provocando uma reação inflamatória, a pápula. Seria aquela "espinha" avermelhada e bem dolorida.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Celulite - Parte IV

Hoje vamos falar um pouco sobre alguns tratamentos para combater a celulite.


  • Drenagem linfática
A Drenagem linfática potencializa o efeito de todos os outros métodos existentes no combate à celulite e é uma das melhores opções de tratameto contra a FEG.

É uma masagem específica para estimular o sistema linfático, com movimentos contínuos, delicados e rítmicos. Tem por objetivo retirar o excesso de líquidos do meio interstical e resíduos metabólicos, eliminando toxinas, macromoléculas e microorganismos.Também melhora a circulação sanguínea e alivia as dores.


Fonte da imagem: Google


  • Massagem modeladora
É feita através de movimentos firmes e vigorosos que causam hepiremia e vasodilatação, aumentando a penetração dos princípios ativos contido no gel ou creme que se usa para realizar a massagem.


Fonte da imagem: Google


  • Ultrassom
Utilizado para diminuir o processo de fibrose, ele melhora a circulação local e reorganiza as fibras. Tmabém pode ser utilizado para penetrar os princípios ativos através da fonoforese.


Fonte da imagem: Google


  • Endermologia ou vacuoterapia
Faz uma massagem profunda na pele e no tecido subcutâneo, através de um aparelho que produz uma pressão negativa (sucção e rolamento). Estimula a vascularização e a eliminação de toxinas.




  • Termoterapia
Provoca um aquecimento local causando vasodilatação, aumenta a penetração de ativos e ajuda na eliminação de toxinas.


Fonte da imagem: Google


  • Lipocavitação
Também é uma tecnologia de ultrassom, mas de alta potência que consegue romper as células gordurosas.
Escrevi um post só sobre este tratamento.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Celulite - Parte III

Estamos chegando ao ponto em que todo mundo quer saber: como prevenir o aparecimento da celulite ou como atacar aquela que já se instalou. Mas uma coisa é muito importante ter em mente, como vimos que a causa da celulite não é apenas uma, mas várias, também precisamos atacá-la de várias formas. Com a simples mudanças de hábitos você pode prevenir ou diminuir o aparecimento dos furinhos. Vamos ver cada uma delas e depois colocarei umas dicas de produtos, ok?

Em casa:
  • Hidrate o corpo - beba em torno de 2 litros de água por dia. Ela ajuda nas trocas metabólicas e na eliminação de toxinas indesejáveis.

    Fonte da imagem: Google

    • Alimente-se bem - evite alimentos gordurosos ou que contenham muito sal. Consuma alimentos que estimule a produção de colágeno e elastina. Exemplo, alimentos como feijão, grão-de-bico, salmão e atum. Acrescente antioxidantes a sua alimentação, eles previnem os danos causados pelos radicais livres. Podem ser obtidos através das frutas, legumes, verduras de folhas verde-escuro, vermelho ou alaranjado. Fortaleça as paredes das células comendo alimentos com lecitina, exemplos, ovo e soja. Reduza inflamações com substâncias relaxantes e antiinflamatórias, como os  derivados da soja, o germe de trigo, os chás de camomila e de centelha asiática.

    • Pratique exercícios - praticar exercícios é tudo de bom... Fortalece os vasos sanguíneos, aumenta o aporte de nutrientes, melhora a vasodilatação periférica e emagrece!!!


    • Esfoliação - remove as células mortas da pele e estimula a renovação de novas células. Além disso, aumenta a penetração dos princípios ativos contidos nos produtos cosméticos. Mantenha um esfoliante no banheiro e faça uma esfoliação pelo menos uma vez por semana. Há várias opções e de todos os preços, fique à vontade, pode ser até os mais baratinhos.

    Fonte da imagem: Google


    • Hidratação - Eles mantém a água na pele impedindo que ela evapore, melhorando a elasticidade.


    • "Escove" a pele - é um tipo de esfoliação mecânica, com isso também ajuda a remover as células mortas. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo das áreas com celulite e estimula o sistema linfático a remover as toxinas que foram se acumulando. Faça a escovação no banho, diariamente, em movimentos circulares e com uma leve pressão. Esses massageadores você pode encontrar nas farmácias ou em casas de produtos cosméticos.

    Fonte da imagem: Google



    • Cremes anticelulite - a indústria cosmética tem lançado a cada dia produtos como coadjuvantes de outros tratamentos no combate à celulite. Principalmente quando a celulite se encontra no primeiro ou segundo estágio os resultados posdem se mostrar bem eficazes, mas tudo vai depender do número de vezes que aplicamos por dia.



    Uma observação importantíssima aqui!!! A melhor hora para aplicar o produto corporal é após o banho com o corpo já seco. Não aplique antes da atividade física, porque com a transpiração o princípio ativo pode ser diluído e diminuir sua eficácia. Na hora do banho faça uma "escovação" na pele para causar hiperemia. A região ficará aquecia e avermelhada, o que sgnifica que a circulação está ativada, absorvendo melhor os princípios ativos. Os movimentos devem ser sempre ascendentes (de baixo para cima), favorecendo a circulação de retorno, e em sentido horário, principalmente no abdômen, para facilitar disposição intestinal. 

      
    Os cremes e géis devem conter na sua composição princípios ativos para realizar basicamente três funções:

    Lipólise - estimulam enzimas a reduzir as reservas de gordura. Os princípios ativos que atuam desta forma são a cafeína e a teofilina encontrados no café, no guaraná, no chá e no cacau.


    Drenagem - os princípios ativos buscam descongestionar e estimular a microcirculação, facilitando a drenagem dos líquidos retido nas células e a eliminação de toxinas.


    Reestruturação dos tecidos - têm o objetivo de reorganizar o tecido conjuntivo regenerando as células danificadas. Procure produtos com centelha asiática, glicoproteínas da soja e complexos minerais. 


    Vamos falar sobre alguns princípios ativos anticelulite. Isso facilita na hora da compra de um produto. Identificando esses princípios ativos na composição, você saberá como e para quê ele serve. Não esqueça de sempre observar o prazo de validade e procurar marcas reconhecidas no mercado, pois elas investem em estudos e pesquisas e o resultado neste caso pode ser bem melhor.

    Ah! E sempre antes de utilizar um produto novo, aplique-o em uma área pequena no antebraço e aguarde 24 horas para ver se provocará algum tipo de irritação.

    Vamos aos princípios ativos:

    Aloe vera ou babosa - tem propriedades antiinflamatórias e hidratantes.

    Centelha asiática - melhora as condições das fibras elásticas e colágenas. Tem propriedade diurética, antioxidante e antiinflamatória.

    Castanha-da-índia - aumenta a resistência dos capilares, reduzindo sua permeabilidade e riscos de edema.

    Guaraná - age contra distúrbios relacionados à gordura.

    Enzimas - reduzem a viscosidade da substância fundamental.

    Ginkgo biloba - é antioxidante e aumenta o fluxo por todo o corpo, expandindo o alcance dos nutrientes.

    Semente de uva - também é antioxidante, mas, além disso, ajuda a inibir as enzimas colagenase e elastase, que desintegram o colágeno e a elastina.

    Extratos marinhos - é rica em minerais e um ótimo hidratante.

    Esses princípios ativos também podem ser ingeridos, porém mesmo sendo princípios ativos fitoterápicos, antes de utilizá-los o ideal é buscar orientação de um médico ou nutricionista .


    Agora vamos as dicas de alguns produtos. Uns eu já utilizei e outros eu indico como manutenção domiciliar. Para as disciplinadas vale a pena investir.


    • Reduxcel Plus SML da Adcos


    Reduxcel Plus SML age na quebra e mobilização de gordura, melhorando nitidamente o aspecto casca de laranja da pele e a celulite. Associa a exclusiva Tecnologia Firm Up (THPE, Raffermine® e Fosfolipídeos), que promove firmeza cutânea, ao Sistema Redutor de Celulite (Complexo de Extratos+Argisil®+Xantalgosil®+Pro Sirtuin+Cafeína) que promove efeito drenante, amenizando o edema característico da celulite.




    • Slim Control da Biomarine
    Biomarine - Slim Control (inibidor da celulite)











     Descrição do produto: Gel redutor e inibidor da celulite, com textura leve, não oleosa e de rápida absorção. Auxilia na redução da gordura localizada e do aspecto ‘casca-de-laranja’ da pele, modelando e tonificando o contorno corporal. Sua completa e avançada formulação combina ativos marinhos e um complexo lipolítico, que atuam eficazmente contra a celulite e a gordura localizada.





    • Drencell Dry Touch  da Dermage - Anticelulite com potente ação lipo-redutora

     Descrição do produto: aerosol refrescante de ação potente no cuidado cosmético da celulite. Sua fórmula inovadora em aerosol, com toque seco, mais prática e de fácil aplicação, é enriquecida com ativos de ação lipo-redutora, drenante e descongestionante.

    Contém nicotinato de metila, então é importante fazer o teste antes, ok?  Eu tenho algumas clientes que não acham muito agradável o nicotinato de metila porque ele dá uma sensação de calor e coceira e deixe a região bem vermelha, mas o resultado é muito bom.





    •  Gel lipolítico com cafeína e creme com nutrientes ativos para combate à celulite da Peel Line

    Benefícios do gel: auxilia na eliminação de toxinas do organismo, ativa a circulação periférica, ameniza dores, cansaço e edemas nas pernas devido a problemas vasculares.

    Benefícios do creme: ativa a circulação periférica e linfocinética no combate a celulite, ameniza estrias, tonifica e hidrata a pele.

    Esses dois são os meus queridinhos para indicação de manutenção domiciliar, são muito agradáveis e têm um ótimo preço. São vendidos apenas através de profissionais da área, mas nunca deixo faltar na minha cabine. O creme deve ser uilizado após o gel. Os resultados são muito bons.


    No próximo post falaremos sobre os tratamentos manuais e eletroterápicos utilizados em cabine. Até!

    terça-feira, 19 de junho de 2012

    Lipocavitação

    Hoje resolvi postar sobre um tratamento inovador e que estou lançando no consultório, é a lipocavitação, também conhecido como lipo sem cortes. Os resultados são muito bons quando o cliente tem a consciência da sua parte e  trabalha junto com o profissional. Vale à pena conferir!


    Fonte da imagem: Google


    O ultrassom cavitacional é a mais nova tecnologia para aqules que querem modelar o corpo sem  submeter à cirurgia, ou seja, o tratamento obtém os mesmos resultados da lipoaspiração, mas sem a necesidade de cortes, internações ou anestesias e, o que é melhor, sem precisar parar suas atividades, pois não necessita de pós cirúrgico.

    Os custos também são menores quando comparados com a lipoaspiração tradicional e, principalmente quando somados os valores do pós cirúrgico.

    O procedimento é realizado através de um aparelho com tecnologia de ultrassom de alta potência que age seletivamente nas células de gordura, ou seja, vasos sanguíneos, nervos e tecido conectivo não são atingidos.

    A pressão negativa que ocorre nas células gordurosas gera a implosão de microbolhas por cm³, provocando a ruptura da membrana celular. Essa gordura emulsionada é utilizada pelas vias metabólicas como fonte de energia e naturalmente eliminada pelo organismo.

    Porém, é importane que o cliente tenha a compreensão de que o sucesso do tratamento depende muito dele! Para que essa gordura seja eliminada e não seja estocada novamente pelo corpo é necessário que o tratamento siga em conjunto com uma dieta de baixas calorias, com a prática de exercícios físicos e com a abundante ingestão de água.


    Fonte da imagem: Google


    O ideal é que haja um gasto de energia logo após a aplicação do aparelho e os resultados são muito bons quando esse gasto se dá em no máximo 70 minutos. A gordura é eliminada pelo sistema linfático, não havendo aumento de gordura no sangue.


    Fonte da imagem: Google


    As áreas tratadas podem ser: abdômen, flancos, costas, coxas, culotes e glúteos. O número de sessões é variável conforme a área a ser tratada, levando de 6 a 10 sessões, mas já na primeira dá para perceber uma diminuição de centímetros.

    Durante a sessão delimita-se a área a ser tratada e obtém-se a perimetria. Após é aplicado um gel e o transdutor é passado sob esta área.

    O ideal é logo em seguida associar outros tratamentos como a corrente russa ou a drenagem linfática.

    Não se injeta ou corta nada já que este é um tratamento não invasivo, seguro e sem dor.

    E os resultados são definitivos? Isso vai depender dos hábitos saudáveis de cada um. A alimentação e a prática de exercícios são fundamentais para a manutenção do resultado. Como ocorre em qualquer cirurgia, se o cliente ganhar peso a gordura poderá se acumular novamente naquela região.

    É preciso se ater também as contra-indicações. Gestantes, lactantes, hipertensos, usuários de implantes eletromagnéticos, portadores de hepatite ou outra doença hepática, de tumores ou câncer, alterações no sistema imunológico ou inflamatório e pessoas com dermatite são contra indicados. Também se deve evitar ingerir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. O ideal é sempre consultar o médico e saber se está tudo bem com a saúde.

    Enfim, com os cuidados necessários, o tratamento é extremamente eficaz para tratar a celulite (FEG) e a gordura localizada de uma forma segura e sem dor e com a grande vantagem de não precisar interromper suas atividades como na lipo tradicional. 

    Não deixem de conferir a promoção de lançamento!






    segunda-feira, 18 de junho de 2012

    Celulite - Parte II

    Continuando a falar sobre a FEG!

    Vários fatores podem desencadear a celulite. Alguns fatores são incontroláveis, como desequilíbrio hormonal, herança genética e idade e outros fatores podem ser considerados controláveis, como problemas circulatórios, sedentarismo, alimentação inadequada, cigarro, álcool, poluição ambiental, estresse, entre outros.

    É importante destacar que os fatores controláveis são os grandes responsáveis pela formação de radicais livres no organismo, que levam não apenas a formação da celulite, mas aceleram o envelhecimento precoce do organismo e, claro, isso se reflete rapidamente na pele, produzindo rugas, flacidez, manchas, celulite. Horrível, não é?

    Mas veremos sobre os radicais livres em outro post separadamente, ok? Afinal é impossível falar sobre eles e não mencionar o Dr. Nicholas Perricone!!!

    Voltando... Essas alterações que ocorrem na camada de gordura subcutânea são desencadeadas por vários fatores, principalmente os circulatórios, os hormonais e os genéticos e outros relacionados ao estilo de vida. Vejamos sobre alguns deles:

    • Fatores hormonias - a mulher apresenta variações hormonais durante toda sua vida - puberdade, fase pré-menstrual, gravidez, amamentação, uso de anticoncepcionais, menopausa. E quando essas alterações hormonais se manifestam refletem em nosso organismo alterando o sistema circulatório, linfático, o tecido conjuntivo e a gordura.
    • Fatores genéticos - nossos antecedentes familiares de obesidade, FEG e varizes.
    • Fatores circulatórios - insuficiência venosa nas extremidades inferiores.
    • Fatores tóxicos - álcool, cigarro, excesso de sal e café.
    • Sedentarismo - os exercícios físicos melhoram o vigor físico e a circulação sanguínea e isso contribui para que o organismo se equilibre e reaja contra outros fatores que desencadeiam na FEG.
    •  Fatores nervosos - depressão,estresse, ansiedade.
    • Fatores alimentares - alimentação hipercalórica e pobre em nutrientes favorecem a síntese e armazenamento de lipídios. 
    • Fatores mecânicos - roupas justas, ficar sentada ou em pé por períodos muito longos e até mesmo alterações como pré plano, hiperlordose entre outras predispõe ao aparecimento da FEG.
     Os locais mais comuns de manifestação são as coxas, os quadris, as nádegas, a parte superior interna dos joelhos, a barriga, a parte interna dos braços e os tornozelos.


    Fonte da imagem: Google


    A FEG passa por 4 etapas de evolução:

    • Estágio 1 - é a fase inicial onde a celulite não é percebida. O processo já se iniciou internamente, mas ainda não é percebido nem sentido. As células de gordura apresentam um leve aumento de volume, também ocorre um aumento da permeabilidade capilar, ou seja, os vasos sanguíneos deixam extravasar mais líquido do que o normal e perdem a capacidade de levar mais oxigênio e nutrientes para as células. Não há sinais visíveis, mas algumas medidas nesta fase podem evitar a sua evolução ou fazer até com que o processo regrida.
    • Estágio 2 - nesse estágio as células de gordura ficam mais inchadas e armazenam mais gordura que o normal. O sistema linfático, que tem a função de eliminar toxinas e o excesso de líquido, fica limitado dando origem a edemas. Os capilares sanguíneos se rompem dando origem a microvarizes. Ocorre uma liberação desordenada de macromoléculas. Os feixes de colágeno e elastina se rompem permitindo que as células de gordura alterem o tecido conjuntivo. Com o rompimento das fibras elásticas pode haver a formação de estrias e as trocas de oxigênio, água, sais e outros nutrientes ficam prejudicadas.
    • Estágio 3 - nesta fase aparecem os nódulos de celulite que além de visíveis podem ser sentidos. A fibrose se instala. Podem aparecer vasinhos e microvarizes, além da sensação de peso e cansaço nas pernas. A deterioração dos vasos sanguíneos começa a afetar o metabolismo dos tecidos da pele. Com a perda de nutrientes dos vasos sanguíneos, o corpo passa a produzir menos proteínas, com isso, o corpo perde a capacidade de se regenerar, causando um afinamento da derme. O aspecto de "casca de laranja" é visível mesmo sem pressionar a pele.
    • Estágio 4 - é o estágio mais grave da celulite e considerado praticamente irreversível. O inchaço das células de gordura é enorme. As fibras colágenas e elásticas se agrupam formando fibroses que junto com os nódulos de gordura estrangulam os vasos sanguíneos e prejudicam a fluidez do sangue. As fibras esclerosadas formam cápsulas, prejudicando ainda mais as trocas metabólicas. As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas e a sensação de cansaço é frequente, mesmo sem esforço. A pele apresenta profundas depressões e aspecto acolchoado.

    Como diagnosticar a celulite? Mesmo nos estágios iniciais é possível verificar se ela existe com o "teste do beliscão". E como é feito isso? Aperte a parte do corpo que deseja diagnosticar com os dedos polegar e indicador, se aparecerem algumas covinhas é porque há celulite na região.

    Fonte da imagem: Google
    Existem exames específicos como a videocapilaroscopia por fibra ótica, videotermografia computadorizada e ultra-som, além da termografia cutânea, termomeria cutânea ou a xeroradiografia , mas este exame simples do "teste do beliscão" pode fazer você reconhecer cada estágio dela.

    • Estágio 1 - não são observdas covinhas na pele quando a pessoa está em pé ou deitada, nem quando se belisca a pele.

    • Estágio 2 - não são observadas covinhas na pele quando a pessoa está em pé ou deitada, apenas quando se belisca a pele.


    • Estágio 3 - a celulite é visível e há inchaço nas pernas, cansaço e câimbras, além de microvarizes.


    • Estágio 4 - a pele tem grandes depressões com aspecto acolchoado e é muito dolorida. A circulação sanguínea fica comprometida e a região fica mais fria.
    Nestes dois últimos estágios, é aconselhável procurar um médico para acompanhar as desordens do organismo e buscar um tratamento mais eficaz. Um médico angiologista, um endocrinologista e um dermatologista podem ajudar muito.


    A FEG também pode ser classificada quanto à sua consistência. Esta classificação também é útil para diagnostica e reconhecer a celulite e traçar o melhor plano para combatê-lâ.

    • Celulite dura ou compacta - ocorre em mulheres jovens e que praticam atividade física regularmente, possuindo músculos bem delineados, tecido firme e não apresentam flacidez. Em geral, é uma celulite recém-iniciada e se localiza nos quadris e glúteos. Por estar em um tecido firme, sua pressão interna costuma ser mais forte, fazendo com que doa bastante.
    • Celulite flácida ou suave - mais frequente em mulheres acima dos 40 anos, que levam a vida sedentária ou que emagecem e engordam rápido e constantemente. É comum a pele ser flácida e em geral, se apresenta nas regiões do culote e das coxas. Não é dolorosa e pode haver varizes no local.
    • Celulite edematosa - é o tipo mais grave e pode ser muito doloroso. Apresenta inchaços e nódulos e geralmente é causada por diabetes, distúrbios de tireóide, metabolismo ou ovário. É um estágio intermediário entre flacidez e firmeza.
    • Celulite mista - incorpora características de todas ou de algumas das formas anteriores ao mesmo tempo em áreas distintas do corpo.

    quinta-feira, 14 de junho de 2012

    Celulite - Parte I

    Bem... Finalmente falaremos sobre ela, a celulite! Não é fácil falar deste tema, mas como veremos quando falarmos dos tratamentos, a medicina, a ciência e a tecnologia já evoluiu muito e hoje em grande parte dos casos há tratamentos e resultados satisfatórios, mas que dependem de uma consciência corporal  e mudanças de atitude em vários aspectos.



    Fonte da imagem: Google
    Há muita discussão se os homens também podem apresentar ou não celulite, mas a verdade é que as mulheres ficam na desvantagem devido aos seus hormônios femininos. Oitenta a noventa por cento das mulheres "sofrem" com ela. Este é um problema tipicamente feminino e bem abangente e que há muito tempo deixou de ser considerado apenas um problema estético para ser considerado um problema de saúde.

    Não é dizer que o problema seja grave, falando no sentido médico, mas precisamos tratá-lo com seriedade e respeito, pois afeta as mulheres no sentido físico, estético e psicológico, chegando nos casos mais graves a provocar dores.

    Não é muito fácil chegar a uma definição desse desequilíbrio do organismo. Sabemos que ele ataca mulheres magras, gordas, jovens ou velhas e que praticam ou não exercícios físicos e, além disso, pode haver várias causas pra o seu surgimento. Uma coisa é certa, as ondulações que ela deixa na pele incomodam muita gente, chegando muitas vezes a lembrar a casca de uma laranja.


    A primeira observação que quero fazer antes de aprofundarmos no assunto é sobre sua nomenclatura. Na verdade, o termo cientificamente correto é Hidrolipodistrofia Ginóide ou HLDG ou até Fibro Edema Gelóide ou FEG, mas para facilitar utilizarei o termo FEG ou celulite.

    A segunda é que na medicina há uma doença chamada celulite infecciosa, que é grave e se não for tratada seriamente pode até matar. Na celulite infecciosa, há uma lesão nas camadas mais profundas da pele que é causada por bactérias que penetram no organismo por alguma ferida como uma acne, frieira ou um machucado. O tratamento se dá através de antibióticos que tratam a bactéria e evitam que ela entre na corrente sanguínea. O caso é sério e deve ser logo examinado por um médico.

     Mas voltando a nossa celulite aqui, com a decomposição do termo temos:

    hidro = relativo a água e outros líquidos;
    lipo = relativo a gordura;
    distrofia = desordem nas trocas metabólicas do tecido;
    gino = designativo de mulher;
    óide = forma de.

    A FEG é a forma como o corpo manifesa distúrbios internos produzidos pela associação de alterações metabólicas, hormonais, nutricionais e circulatórias, mas, principalmente, pelo estilo de vida inadequado que começa a puxar todas essas alterações do organismo. É a alimentação muito gordurosa e deficiente em nutrientes, o sedentarismo, o álcool e o cigarro que podem iniciar o surgimento da FEG.


    Fonte da imagem: Google
    A maioria das pessoas pensa que celulite é o excesso de gordura corporal, mas não! CELULITE NÃO É GORDURA!! Geralmente onde há gordura localizada há também celulite, mas podemos encontrar uma pessoa com excesso de peso e sem celulite. A celulite é causada por uma alteração no metabolismo das células gordurosas, com retenção de toxinas e água.

    A FEG é formada na hipoderme, que é composta de duas camadas de células gordurosas: a primeira, mais próxima da superfície, é chamda de areolar, composta por adipócitos globulares e volumosos, em disposição vertical, onde os vasos sangüíneos são numerosos e delicados. Nesta, camada as células são mais achatadas. Na segunda camada, chamada de lamelar, ocorre aumento no volume dos adipócitos, que possuem a forma mais arredondada e chegam a invadir a fáscia superficial. Quando há gordura localizada, o número e o tamanho das células de gordura da camada mais profunda aumentam, já no caso da celulite é diferente, são as células de gordura da camada mais superficial que sofrem alterações, independente de aumentar em número e em tamanho.



    Fonte da imagem: Google



    Diante de tantas alterações no organismo que podem causar a celulite, você deve estar se perguntando se celulite tem cura, não é mesmo? A resposta é NÃO, mas tem controle da evolução e da abrangência das áreas afetadas, mas tudo isso veremos outro dia, porque ainda há muito o que falar.

    quarta-feira, 13 de junho de 2012

    Esclarecimento

    Olá, amigos!!!

    A postagem de agora é para dividir com vocês como estou pensando em trabalhar com os assuntos do blog.

    Falamos primeiramente de camadas da pele e depois vimos a classificação e a subclassificação dos tipos de pele. Expliquei detalhadamente como se apresentam e como tratar  das peles normais, secas, oleosas e mistas, onde esta última se enquadraria como uma subclassificação.

    Mas ao invés de continuar falando sobre tratamentos faciais, farei diferente para atender alguns pedidos.

    Começarei a introduzir assuntos da parte corporal, como celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, que sao os principais, e em seguida falarei sobre os tratamentos e os cuidados que precisamos ter. 

    Ah! Vamos falar também sobre este novo tratamento, que é a lipocavitação. Vou explicar o que é, como age, sua finalidade, as contra-indicações e tudo o mais.

    E podem deixar que não deixarei de falar sobre desidratação, acne, rugas, flacidez e, claro, os tratamentos que temos para combater tudo isso, ok?

    Quem quiser sugerir algum assunto pode ficar à vontade, está bem? Tudo aqui é bem-vindo. Estou aprendendo todo dia e sempre buscando informações que me fazem melhorar e crescer.

    Grande beijo,
    Patricia Lemos.

    terça-feira, 12 de junho de 2012

    Como cuidar da pele mista


    Como vimos, a pele mista possui duas características diferentes na mesma superfície do rosto, mas isso não é motivo paa pânico, ja que as indústrias cosméticas investem bastante em produtos para esse tipo de pele. Então vamos a rotina diária e algumas dicas de produtos que acho bem interessantes.



    Deixa eu fazer uma observação aqui. Estamos falando do passo a passo para cada tipo de pele, mas não quer dizer que cada pessoa só tenha que utlilizar um hgienizador, um tônico e um filtro solar. Tudo vai depender de uma avaliação mais rigorosa, que neste caso deve ser feita por um profissional experiente, porque, po exemplo, a pele mista pode apresentar manchas ou na pele seca já podem ser observadas algumas rugas profundas, então tudo isso vai variar no tipo de cosméticos que poderemos associar. Exmplos: associar ácidos, despigmentantes, anti-rugas, antioxidantes.  Só que tudo isso vai depender de cada caso. Quem tem a pele oleosa, por exemplo, não é porque ela é oleosa que não pode estar precisando de um hidratante e para isso tem hidratantes específicos para peles oleosas ou não é porque a pele é seca (e vimos que este tipo de pele tende a rugas), mas se você não as tem, que você já vai começar a usar um anti-rugas, isso tudo vai depender das características da sua pele neste momento. Uma pessoa que sempre teve uma pele mista pode apresentar com a maturidade característica de pele seca devido a idade, então, muito cuidado ao sair comprando mil produtos e não consultarem um profissional habilitado antes de omeçar qualquer tratamento, ok?

    Então, vamos lá!

    Limpeza - procure produtos suaves e específicos para a pele mista. Exemplo: Sabonete líquído green tea e acerola da Dermatus e o sabonete líquido e equilibrador da oelosidade da Peel Line.

    Tônicos - completam a limpeza diária controlam a oleosidade da camada central do rosto e hidratam as zonas mais secas da pele.

    Cuidado e proteção - procure produtos em gel ou gel creme que hidratem sem aumentar o nível de gordura das zonas mais oleosas.

    As opções que eu tenho no consultório são:

    • Limpeza de pele - desobstrue os poros, remove as impurezas e os pontos negros muito comuns na zona "T". Ela deve ser feita antes de qualquer tratamento ou conforme a necessidade.

    • Peeling de diamante - ajuda a equilibrar a pele, reduz rugas finas e acelera a renovação celular. São ótimos para qualquer tipo de pele. Pode ser associado ao peeling químico ou não. Acho um tratamento excelente e podemos associá-lo a muitos outros. Os resultados são ótimos!!
    Fonte da imagem: Google

    • Máscaras de argila - nutrem, equilibram a oleosidade e aumentam a oxigenação epitelial. A textura fica macia e aveludada. Adoro!
    • Eletroterapia - há muitas opções, gosto muito de utilizar a corrente galvânica ou a microcorrente e aí vai depender da finalidade e da necessidade de cada caso.

    segunda-feira, 11 de junho de 2012

    Pele Mista

    A pele mista recebe esta denominação por apresentar na mesma superfície do rosto características bem diferentes.
    Ela pode se apresentar mais oleosa na zona "T" (testa, nariz e queixo) e se apresentar normal nas demais regiões ou se apresentar oleosa na zona "T" e seca nas outras regiões.

    Fonte da imagem: Google

    Esse ressecamento, inclusive, pode ser causado pelo uso inapropriado de produtos para controlar a oleosidade da zona "T", que acaba desequilibrando a região das laterais do rosto. Muitas pessoas que têm a pele mista, acreditam ter a pele excessivamente oleosa.

    Recebo muitas pessoas para fazer limpeza de pele que dizem ter a pele muuuito oleosa. Na verdade, elas sentem a zona "T" assim, e exageram na forma como tratar a pele e essa confusão toda gera prejuízos e um total desequilíbrio pelas laterais da face, ou seja muitas vezes por acharem que a pele é muito oleosa abusam de produtos adstringentes o que acaba por deixar a região da zona "T" desidratada e as laterais do rosto ainda muito secas. Quando falarmos de peles desidratadas veremos porque a pele oleosa também pode estar desidratada, ok?


    Para reconhecer a pele mista precisamos observar se na zona "T" encontramos oleosidade, poros dilatados, presença de comedões (pontos negros) e textura mais grossa. Já nas outras áreas da face encontramos uma pele fina, áspera e cm tendência a rugas finas ao redor dos olhos.

    Esta subclassificação em pele mista gera muita dúvida quanto aos produtos que devemos usar, afinal dois tipos de produtos dá mais trabalho e fica mais caro, não é? Se quiséssemos ser rigorosos, realmente deveríamos usar duas gamas de produtos diferentes, uma para equilibrar a oleosidade da zona média do rosto e outra para hidratar as laterais. Mas calma veremos soluções para tratá-la de uma forma simples e eficaz, já que esse é o tipo de pele mais comum e, por isso, as indústrias cosméticas também investem em produtos de dupla ação, que tratam a oleosidade e hidratam num mesmo cosmético.

    sexta-feira, 8 de junho de 2012

    Como cuidar da pele oleosa

    Como vimos no post anterior alguns cuidados são importantes para controlar a pele oleosa, como evitar o excesso de sol, alimentos gordurosos, excesso de calor ou frio, stress e hoje veremos que cuidados precisamos ter diariamente e que produtos utilizar.

    Fonte da imagem: Google

     Os produtos para pele oleosa devem procurar normalizar a secreção sebácea e possuir ação calmante e suavizante da superfície. Devem ser produtos que não retirem o excesso de gordura da superfície, apenas que a controlem e equilibrem, sem causar irritação. Então vamos lá:

    • Limpeza - dê preferência a sabonetes líquidos ou géis de limpeza com bactericidas e anti-sépticos. Evite o desengorduramento excessivo, pois pode provocar o efeito rebote. Lave o rosto duas vezes ao dia e sempre com água fria para não estimular a produção do sebo.

    •  Tonificação - use produtos adstringentes e sem álcool na fórmula que ajudam a equilibrar o pH que é mais alcalino nas peles oleosas, visto que a produção da glândula sebácea é maior que a da glândula sudorípara. Há mais óleo que água. Princípios ativos como hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol são ótimas opções.
    • Correção - loções não oleosas ou géis são os mais indicados. Eles devem descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento precoce sem obstruir os poros. Os princípios ativos são: ácido retinóico, ácido salicílico, peróxido de benzoíla...

    • Proteção - opte por filtro solar em loção ou gel. É importante que sejam livres de óleo (oil free) e não comedogênicos.


    Outros cuidados devem ser com o corte de cabelo, pois franjas e cabelos compridos podem servir como "ponte", favorecendo a passagem da oleosidade dos cabelos para a pele ou também impedir o local de respirar, aumentando a produção do sebo. 

    E para quem gosta de usar maquiagem, deve optar por produtos de qualidade específicos para a pele oleosa e que não obstruam os poros e, nunca, mas nunca esquecer de lavar bem o rosto. Ah! E também os pincéis para aplicação da maquiagem!

    Os tratamentos em cabine incluem a limpeza de pele, os peelings, a drenagem linfática, as máscaras (acho as de argila ótimas para o caso) e também os eletroterápicos.

    Outro conceito que devemos saber muito bem é que a pele oleosa também pode ficar desidratada, mas isso eu vou falar em outro post sobre peles desidratadas.

    Ah! Também falaremos sobre a acne separadamente, ok?

    terça-feira, 5 de junho de 2012

    Pele oleosa


    Com o clima que temos no Brasil, ou sofremos ou conhecemos alguém que sofra com o problema da oleosidade excessiva da pele.

    Durante a adolescência os meninos são os mais afetados e quando isso acontece a oleosidade é duas vezes maior que a das meninas. Já na fase adulta este problema é mais comum em nós mulheres.

    Mas por que isso acontece? Ela é resultado do excesso de oleosidade produzido pelas glândulas sebáceas, lembram delas? Este sebo junto com o suor produzido pela glândula sudorípara tem a função de formar uma película que irá cobrir, lubrificar e proteger a camada córnea, por isso, este tipo de pele tem menos tendência a formação de rugas precoces.

    Quando há a produção excessiva de sebo, a pele torna-se gordurosa e percebemos isso com o aspecto brilhante com que ela se apresenta, além disso possui poros dilatados, que tendem a formação de comedões (cravos escuros e claros), principalmente nas regiões da testa, nariz, bochechas e queixo (zona T) e geralmente apresenta sensibilidade e irritação.

    Este excesso de oleosidade pode acarretar alguns problemas como a acne, a rosácea e a dermatite seborréica.

    A herança genética é o principal motivo para que a pele seja oleosa, porém outros fatores também podem contribuir e por isso devemos controlá-los. São eles: uso de produtos inadequados, alterações hormonais, como síndrome do ovário policístico (SOP), excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

    segunda-feira, 4 de junho de 2012

    Artigos novos: Fotoenvelhecimento e novas regras para o filtro solar

    Boa noite!

    Eu estava lendo umas notícias e achei uma matéria muito interessante no site da globo.com. Postei na minha página de artigos, onde coloco as matérias que acho mais interessantes que encontro pelos sites.

    Esta é uma prova do que o sol pode causar, o quanto ele pode envelhecer, sem falar na possibilidade de câncer de pele. Então, amigos, peguem sol com consciência, nada de achar que câncer de pele só acontece com o outro, que é coisa que só se vê em notícia. Depois que comecei a trabalhar nesta área fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que tem ou já tiveram câncer de pele. Os números são de assustar!

    Quanto ao envelhecimento causado pelo sol, hum, nem se fala. Não adianta querer tratar rugas, usar cremes caros, se preocupar com mil tratamentos, ácido se não se proteger do sol e não é só usar o filtro solar nao, é se proteger de todas as formas, com óculos, bonés, se protegendo na sombra...

    Achei importante esta matéria e aporveitei para dividir com vocês, ok?

    Ah!!! Vou postar também sobre a matéria que saiu ontem no Jornal Nacional sobre as novas regras do protetor solar! Fiquem atentos, os fabricantes terão dois anos para se adaptar, mas como já sabemos sobre elas, vamos aplicando desde agora, ok?

    Então, nada de esquecer de repor o filtro!!! 

    Como cuidar da pele seca

    Como a pele seca é uma pele muito delicada, precisamos tomar muito cuidado para não piorar o seu estado. Lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite e evitar banhos muito quentes também são muito importantes.
    Agora vamos ao passo a passo!
    • Limpeza - na hora da limpeza opte pelos leites, emulsões e cremes de limpeza específicos para esse tipo de pele e logo após proceder ao enxague. Não utilize os sabontes convencionais, principalmente em barra. Procure produtos que contenham aloe vera, green tea e hamamélis.

    • Tonificação - os tônicos não podem ser adstringentes. As melhores opções são os ativos hidratantes, suavizantes e calmantes, como alantoína, PCA-Na e oligoelementos.

    • Hidratação - importantíssimo na pele seca! Dê preferência para a hidratação por umectação. Ela  promover a hidratação assegurando mais umidade ao local, já que possui a capacidade de captar as moléculas de água do ambiente. Não devem ser comedogênicos nem possuir álcool na formulação. O veículo deve ser em emulsões, leites ou cremes com ceramidas, aloe vera, colágeno, PCA-Na, por exemplo.
    Para as pessoas com pele seca e com rugas o interessante seria conter na fórmula colágeno, retinol, DMAE, tensine, ácido retinóico, ácido glicólico...

    • Proteção - a pele seca é mais frequente em pessoas de pele clara e além disso, ela tem uma tendência maior a produzir rugas, por isso, opte por filtros de FPS 30 ou mais, formulados em loção ou creme.

     Atenção! Devido à idade e a redução da produção dos hormônios também cai a produção da glândula sebácea, o que pode tornar a pele que antes era mista ou oleosa mais seca e com tendência à rugas. Então, fique sempre de olho nas necessidades da sua pele para não errar nos produtos, ok?

    sexta-feira, 1 de junho de 2012

    Pele seca

    A pele seca é uma pele com característica de pele fina, opaca, com pouca elasticidade, aparência descamativa e sem brilho e muitas vezes se apresenta sensível.

    Para entendermos muito bem o que acontece com a pele seca e também com a pele oleosa, que veremos mais adiante, vamos falar um pouquinho de duas glândulas que possuímos.
    • glândula sebácea - localizada na derme, é responsável pela produção do sebo. Substância oleosa formada por gordura (lipídios) e resíduos de células produtoras de gordura que morreram. Possui a função de proteger a pele e o pêlo de se tornarem secos e quebradiços. É por isso que as pessoas de pele oleosa têm uma tendência a ter menos rugas e manchas do que as pessoas de pele seca. Essa proteção do manto hidrolipídico é mais efetivo nas pessoas de pele oleosa do que nas de pele seca.

    • glândulas sudoríparas - também estão localizadas na derme e são encontradas ao longo do nosso corpo. São responsáveis pela produção do suor, de regulação da  temperatura do corpo e da eliminação de toxinas. São compostas basicamente de água, mas também por sais e resíduos do metabolismo e conforme a área que está situada pode produzir uma secreção bem diferente do suor, como exemplo disso, temos a glândula mamária produtora do leite materno.


    Dentre as causas da pele seca está a pouca atividade da glândula sebácea. Da glândula sebácea sim, porque a pele ser seca não quer dizer que tenha que ser desidratada. A pele ser seca quer dizer que ela não possui uma produção eficiente de gordura capaz de proteger a pele e o pêlo de se tornarem secos.
    É por isso que as pessoas que têm esse tipo de pele precisam usar hidratantes, para que impeçam a evaporação da água através da pele. Então a pele ser seca não quer dizer que seja desidratada.

    Além desse fato, alguns fatores externos prejudicam a pele seca como o excesso de frio, já que as glândulas sudoríparas produzem menos suor, e o excesso de calor, quando a evaporação da água é maior. Além disso, o ar seco também pode levar a pele a rachar com facilidade, como em ambientes com ar condicionado, por exemplo.